Pular para o conteúdo principal

A Voz da Árvore

Não me maltrates porque Deus castiga
aquele que me fere é ingrato e impuro
eu sou a macia sombra que te abrigas
o ar que tu respiras leve e puro.

Sou o albergue do pária nos caminhos
e como tu padeço sonho e penso
sou tambem jardim ,jardim suspenso
onde se orquestram as canções dos ninhos

Homem ao céus levanta a tua prece
e agradece ao Senhor clemente e eterno
nas longas noites úmidas de inverno
sou o calor em que teu lar se aquece

Fazer o bem me empolga e me consome
ser o teu teto ser tua rede
ser a linfa que te mitiga a sede
ser o fruto que te mata a fome

Na minha fronde cantam esperanças
passaros trefegos contentes
feliz eu sou a cama em que descansas
e em que dormem teus filhos inocentes

Se dos meus frutos ricos te alimentas
e respiras o odor das minhas flores
tantas vezes acalmo as suas dores
sendo o braço de tuas ferramentas

Procuro distrair-te da tristeza
e defender-te do tufão que arrasa
não te esqueças que sou tua mesa
e que tb sustento tua casa

Sou bordão em que velho tu te amparas
sou berço dos teus primeiros dias
a viola que soluça em noites claras
o rimário das tuas fantasias.

Sou o papel a nobre e eterna ponte
que liga o ocaso ao fúlgido arrebol
Jornal eu levo a vida ao vale ao monte
Livro sou a arte ,a ciencia o pão ,o sol.

Dei-te do cerne rude do meu peito
os barcos com que tu singraste os mares
sou a imagem do teu ideal perfeito
entalhada na cruz dos teus altares.

Se morres como é igual a nossa sorte
sou a tua verdadeira amante
eu sou teu caixão e fiel constante
parto contigo para a própria morte
Salomão Jorge

Postagens mais visitadas deste blog

Meu primeiro atendimento em Psicanálise

Bom dia, hoje foi meu primeiro atendimento do ano e o primeiro da minha vida em Psicanálise, confesso que não gosto de Psicanálise, não me dou bem com ela e mesmo após ler incessantemente os textos passados pela Supervisora Clínica, não consegui me sentir bem atendendo alguém dentro da moldura psicanalítica, isso me desmotivou ainda mais, estou nos últimos 3 meses de faculdade e na maior correria com estágios e TCC, confesso que minha chateação esse semestre só aumenta.    Ano passado a faculdade foi mais "justa", pudemos escolher abordagem e professor, este semestre não houve isso, eles apenas trocaram os professores e pronto; tudo bem não ser mais o mesmo professor, ou até a mesma abordagem, o maior problema foi não ter dado a oportunidade de todos poderem escolher novamente, pelo menos os professores, já que todos são da psicanálise. Na minha humilde opinião de aluna, acredito que justo seria ter desfeito os grupos existentes e distribuir novas senhas, para que todos …

Galactosemia

Galactosemia Galactosemia Definição
A galactosemia é um erro inato do metabolismo (de característica autossômica recessiva), caracterizado por uma inabilidade em converter galactose em glicose da maneira normal. O resultado imediato é o acúmulo de metabólitos da galactose no organismo, que passa a ter níveis circulantes elevados e tóxicos, principalmente para o fígado, cérebro e olhos.

A lactose do leite é a principal fonte de galactose na dieta. A hidrólise da lactose resulta em glicose e galactose. O principal passo do metabolismo da galactose, em humanos, é a conversão de galactose em glicose, o que requer várias etapas (via de Leloir). Luis Federico Leloir nasceu na capital francesa em meados de 1906. Seus estudos iniciais se dividiram entre a Escola Geral San Martín, onde cursou o primeiro ano, o Colégio Lacordaire, o Colégio do Salvador e o Colégio Beaumont (este último na Inglaterra). Suas notas não se destacavam, nem por boas, nem por más, e sua primeira incursão universitária ter…

Seminario PPB 2 - Parte Escrita

ESQUIZOFRENIA
Entre a ficção e a realidade O QUE É ●Esquizo = fenda / frenia = mente ●Cisão entre pensamento e emoção, perdendo a capacidade de integrar as emoções e sentimentos com seus pensamentos, dando a impressão de uma personalidade fragmentada e ●Um severo transtorno do funcionamento cerebral podendo apresentar : ●Crenças irreais (delírios) ; ●Percepções falsas do ambiente (alucinações) ; ●Delírios persecutórios; ●Comportamentos que revelam a perda do juízo crítico. O QUE CAUSA ●É complexa e multifatorial ●Uma combinação de fatores ambientais e genéticos: ●Alterações no desenvolvimento embrionário do cérebro, durante a gestação, o parto e os primeiros meses de vida da criança, período de amadurecimento do cérebro. Se algo de errado acontecer nessa seqüência de eventos muito bem ordenados, o cérebro fica mais vulnerável para o desenvolvimento da doença. ●Vulnerabilidade biológica, psicológica e social que, quando sujeitas a fatores de stress de origem orgânica ou ambiental, desencadeiam a doe…