Pular para o conteúdo principal

Seminario PPB 2 - Parte Escrita

 ESQUIZOFRENIA
Entre a ficção e a realidade
O QUE É
                   Esquizo = fenda / frenia = mente
                   Cisão entre pensamento e emoção, perdendo a capacidade de integrar as emoções e sentimentos com seus pensamentos, dando a impressão de uma personalidade fragmentada e
                   Um severo transtorno do funcionamento cerebral podendo apresentar :
                   Crenças irreais (delírios) ;
                   Percepções falsas do ambiente (alucinações) ;
                   Delírios persecutórios;
                   Comportamentos que revelam a perda do juízo crítico.
O QUE CAUSA
                   É complexa e multifatorial
                   Uma combinação de fatores ambientais e genéticos:
                   Alterações no desenvolvimento embrionário do cérebro, durante a gestação, o parto e os primeiros meses de vida da criança, período de amadurecimento do cérebro. Se algo de errado acontecer nessa seqüência de eventos muito bem ordenados, o cérebro fica mais vulnerável para o desenvolvimento da doença.
                   Vulnerabilidade biológica, psicológica e social que, quando sujeitas a fatores de stress de origem orgânica ou ambiental, desencadeiam a doença:
                   Perda da sensibilidade dos neurônios ao neurotransmissor glutamato e Excitação excessiva de neurônios secretores de dopamina:
                   Glutamato = vital para estabelecer os vínculos entre os neurônios que são a base da aprendizagem e da memória a longo prazo / Dopamina = Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas partes do cérebro
                   O estresse não causa, mas desencadeia os sintomas.
                   Uma das anormalidades presentes no cérebro dos esquizofrênicos está relacionada a alterações na produção dos neurotransmissores, principalmente a dopamina e a serotonina. Podemos afirmar isso, pois os medicamentos usados no tratamento da esquizofrenia (antipsicóticos) atuam reequilibrando esses sistemas de neurotransmissão. A doença também deve estar relacionada a pouca atividade dos genes ligados ao desenvolvimento da mielina, substância que banha o axônio, garantindo a transmissão seus impulsos elétricos de forma adequada no cérebro.
                   A dopamina é um neurotransmissor precursor natural da adrenalina e da noradrenalina. Tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central. A dopamina está por trás da dependência do jogo, do álcool e de outras drogas. A Serotonina está intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos que agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância no espaço entre um neurônio e outro.
                   Os esquizofrênicos têm uma diferente percepção da realidade
 pois as informações percebidas pelos órgãos sensoriais não são transmitidas corretamente e por isso “chegam” ao cérebro de forma deturpada, fazendo com que a pessoa tenha uma percepção diferente da normal.

Sintomas

                   Os sintomas aparecem gradualmente ao longo de meses;
                   Começa com dificuldade de concentração;
                   Tensão, insônia, desinteresse por atividades sociais e isolamento;
                   Confunde-se com Depressão e Ansiedade;
                   Desleixo com a aparência também confundidos com  rebeldia ou desvio social;
                   Quando um fato grave acontece: agressão, suicídio, afirmações religiosas ou alucinações auditivas e visuais;

O diagnóstico de PSICOSE está claro.

                   Sintomas Positivos:
                 Alucinações
                 Delírios
                 Pertubação do pensamento
                 Alteração da sensação do Eu


São sintomas que não deveriam estar presentes. Sintomas positivos não são bons sinais. São desordens do pensamento e movimento.    Refletem excesso  das  funções   normais

                  Sintomas Negativos
     Falta de motivação e apatia
     Embotamento afetivo
     Isolamento social
     Deveriam estar presentes mas são ausentes; representam a perda ou diminuição na capacidade de encontrar prazer na vida cotidiana


Os sintomas negativos, por serem mais duradouros e interferirem nas funções básicas como vontade e afetividade, acarretam dificuldades sociais e laborativas. Restrição na variação e intensidade da expressão emocional.

São chamados também de deficitários, como referência à deficiência de algumas funções mentais, como a vontade e a afetividade e é vista pela maioria dos familiares como sinal de preguiça ou má vontade.



Como é feito esse diagnóstico ?
O diagnóstico da esquizofrenia é feito pelo especialista a partir das manifestações da doença. Não há nenhum tipo de exame de laboratório  (exame de sangue, raio X, tomografia, eletroencefalograma, etc.) que permita confirmar o diagnóstico da doença. É feito pelo conjunto de sintomas que o paciente apresenta e a história como esses sintomas foram surgindo e se desenvolvendo.

Períodos evolutivas da doença:

Fase prodrômica: onde há retraimento social gradual, diminuição de interesses, mudanças na aparência  e higiene, alterações cognitivas,
comportamento bizarro ou excêntrico;
Fase ativa: quando há alterações na forma e conteúdo do pensamento, distorções da percepção, prejuízo da volição, inadequação do afeto, alteração do juízo, declínio cognitivo e de funcionamento social.
Fase residual: ausência de sintomas da fase ativa, porém, há evidencia de perturbação, como por exemplo, a existência de crenças bizarras, experiências perceptuais incomuns, afeto inadequado.


A esquizofrenia não tem origem em experiências da infância, em pais descuidados ou na falta de força de vontade e os sintomas não são idênticos em todos os doentes.
A esquizofrenia é uma doença da fisiologia do cérebro, que prejudica seriamente a capacidade de pensar de modo ordenado e de estabelecer relações humanas normais. Alguns doentes com esquizofrenia têm grandes dificuldades em fazer a distinção entre o real e o imaginário e de um modo geral são indivíduos que se isolam e se tornam apáticos.

Genética : Há uma relação linear e direta entre o grau de parentesco e a probabilidade de surgimento da esquizofrenia:

Nenhum parentesco = 1%
Parentesco distante = 3 a 5%
Pai ou mãe = 10 a 15%
Irmão esquizofrênico = 20%
Gêmeo univitelino = 50 a 60%.

A  teoria genética, portanto explica em boa parte de onde vem a doença. Porém, se explicasse tudo, a incidência de esquizofrenia entre os gêmeos idênticos seria de 100%.


TRATAMENTO
                   Tratamento precoce não previne a doença
                   Medicação apenas controla os sintomas;
                   Trat. Farmacológico com uso de medicamentos antipsicóticos atípicos;
                   Como regulador das atividades cerebrais desequilibradas;
                   Mas não regulariza completamente;
                   Terapias complementam esse tratamento medicamentoso.

Tipos de Esquizofrênia
                   Paranóia - caracteriza-se por ilusões e alucinações.
                   Desorganização - consiste em um pensamento desorganizado, um comportamento que parece incoerente aos demais e falha na expressão de emoções.
                   Catatonia - pessoas com esquizofrenia catatônica podem ficar paradas e caladas.
                   Indiferenciada: isolamento social marcado e uma diminuição no desempenho laboral e intelectual, uma certa apatia e indiferença relativamente ao mundo exterior.
                   Residual: predomínio de sintomas negativos,  apresentam um isolamento social marcado por um embotamento afetivo e uma pobreza ao nível do conteúdo do pensamento.


Vivendo com a Esquizofrênia

                   Culturalmente o esquizofrênico representa o estereotipo do "louco", um indivíduo que produz grande estranheza social devido ao seu desprezo para com a realidade.
                   A esquizofrenia traz ao paciente um prejuízo tão severo que é capaz de interferir na capacidade de atender às exigências da vida e da realidade.
                   Os pacientes necessitam em geral de psicoterapia, terapia ocupacional, e outros procedimentos que visem ajudá-lo a lidar com mais facilidade com as dificuldades do dia a dia.
                   Atitudes hostis, criticas e superproteção prejudicam o paciente; apoio e compreensão são necessários para que ele possa ter uma vida independente e conviva satisfatoriamente com a doença.

Mais Informações

                   Atinge 1% da população mundial;
       Igual proporção entre Homens e mulheres;
       Inicia-se no Homem por volta dos 18-25 anos e na Mulher dos 25-35 anos;
       Uso de substâncias ilícitas é comum em pacientes  esquizofrênicos, atingindo até 60% destes, piorando os sintomas e interferindo com a aderência do paciente ao tratamento.
       Para o movimento anti-psiquiatria a esquizofrenia era considerada um estilo de vida e não uma doença mental, ele era rotulado pela sociedade só pelo fato de quebrar as regras por ela impostas.
       Um terço dos indivíduos que se tornam esquizofrênicos tem dificuldades antes dos cinco anos de idade incluindo acidentes Perinatais, atraso da marcha, dificuldades alimentares, perturbações da linguagem e perturbações do comportamento. Dos seis anos à puberdade, o trabalho escolar é medíocre, em dois terços dos futuros doentes, com perturbações da linguagem, perturbações psicomotoras, dificuldades de socialização, atraso do desenvolvimento afetivo e idéias bizarras. Todas estas perturbações acentuam-se no momento da puberdade, com dificuldades de inserção, conflitos familiares ou sociais e insucessos na aprendizagem.

Explicação da Psicanálise

                   Teoria psicanalítica – esta está na base das teorias freudianas e defende que a ausência de relações interpessoais satisfatórias estaria na origem do aparecimento da esquizofrenia. Remetem para a fase oral do desenvolvimento psicológico, na qual "a ausência de gratificação verbal ou da relação inicial entre mãe e bebê conduz igualmente as personalidades "frias" ou desinteressadas (ou indiferentes) no estabelecimento das relações".



Bibliografia

                   http://www.psicosite.com.br/tra/psi/esquizofrenia.
                   http://www.entendendoaesquizofrenia.com.br
                   http://saude.hsw.uol.com.br/esquizofrenia1.htm
                   http://www.slideshare.net/sc097969/trab-final-presentation


Transtorno Dissociativo de Identidade

Dissociação
A dissociação é uma condição psicológica e psiquiátrica onde é percebida perda da unidade psíquica, ou seja: existe a cisão da mente e da percepção do self e do corpo. Estruturas que deveriam estar unidas e interligadas na consciência de desligam, causando os fenômenos da dissociação. Memória, identidade, percepção do ambiente e do corpo de desconectam.
Dentro do que Cardeña chamou de “Domínio da Dissociação”, há algumas causas para os quadros dissociativos, entre eles, mecanismos de defesa associados a fenômenos variados, que agem como agentes controladores de informação que causam ansiedade e/ou sofrimento.
Transtorno de Personalidade Múltipla (Transtorno Dissociativo de Identidade)
O Transtorno Dissociativo de Identidade (Transtorno de Múltiplas Personalidades) faz parte do quadro de transtornos dissociativos e se caracteriza pela presença de duas ou mais identidades distintas que, recorrentemente, assumem o controle do comportamento.
As personalidades distintas são entendidas como estados de self, estados de personalidades e não partes independentes, “novas pessoas”, mas tão somente representam aspectos do paciente que precisam ser trabalhados.
Diagnóstico
O diagnóstico de TDI é muito difícil de ser feito devido ao alto grau de comorbidade: geralmente ele vem precedido à Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo ou Transtornos de Ansiedade. As personalidades em si aparecem, na maioria dos casos, gradualmente na vida do paciente e causam pequenas mudanças, atribuídas as oscilações de humor.
Características Diagnósticas
O mecanismo básico do TDI é envolver e isolar as partes cindidas da memória ou da percepção, para escapar da intolerável ansiedade ativada por essas áreas da mente que retinham os elementos do conflito traumático.
O principal sintoma da TDI é o flashback, uma vez que ele está intimamente ligado a distorções na memória e, muitas vezes, à amnésia. Ao passo que o senso de tempo do paciente é lentificado.
Tratamento
O tratamento é longo e doloroso para o paciente, já que deve-se trabalhar as causas e pontos específicos que desencadeiam o episódio de ansiedade. A abordagem varia de acordo com o psicólogo e o objetivo final é a integração das personalidades.
Referências
Processos Psicológicos Básicos; David G. Myers; 7ª edição; PLT
Hoje Eu Sou Alice; Alice Jamienson; Editora Larousse
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44461999000400014&script=sci_arttext


Transtorno de Conduta
Os transtornos de conduta são diagnosticados em menores de 18 anos de idade, que apresentam um padrão repetitivo e persistente de comportamento que viola os direitos básicos dos outros ou as normas sociais, com as características de: agressão a pessoas, crueldade com animais, destruição grave de propriedades, comportamento incendiário, desobediência grave e persistente, mentiras repetidas, “cabular” aulas, fugir de casa, furtos repetidos ou assaltos com arma, comportamento provocativo desafiador, ataques de birra incomunente freqüentes e graves ou sérias violações de regras sociais importantes compatíveis com a idade. Para indivíduos com mais de 18 anos, um diagnostico de Transtorno de Conduta (F91) aplica-se apenas se não forem satisfeitos os critérios para Personalidade Psicopática (F60.2), que são transtornos graves de personalidade, permanentes, resistentes a tratamentos atuais e irreversíveis no decorrer da vida.
O diagnóstico de Transtorno da Personalidade Anti-Social não pode ser dado a indivíduos com menos de 18 anos (DSM-IV, CID10, Lei nº 8. 069, de 13 de julho de 1990-Estatuto da Criança e do Adolescente).
Estes transtornos estão em nossa época, disparados na frente de todos os outros transtornos da infância e da adolescência, na busca de ajuda de profissionais de saúde mental. O crescimento dos crimes, em numero e gravidade, cometidos por crianças e adolescentes tem alarmado as sociedades, que modificam as leis sobre a delinqüência juvenil e tentam rebaixar a idade responsável criminal com aumento das penas para os jovens infratores, ou procuram diagnósticos psiquiátricos de periculosidade para internar os infratores e os afastar da sociedade, com pena de institucionalização prolongada ou perpetua.
Na CID 10 estes transtornos de conduta se encontram englobados em F91: Restrito no contexto familiar, Não Socializado, Socializado e Desafiador de Oposição; no DSM-IV o Transtorno Desafiador de oposição encontra-se separado.
As leis sobre a prática de atos infracionais cometidos ante dos 18 anos de idade costumam ser especiais e, segundo essas leis, as crianças antes dos 12 anos e os adolescentes entre 12 e 18 anos são penalmente inimputáveis, mas sujeitos a medidas especiais. Entre as medidas, o que pode ser requerido o diagnostico de especialistas para saber se apresentam transtorno de conduta. O inicio pode ser na infância, antes dos 12 anos de idade, ou na adolescência, após os 12 anos.
A gravidade diagnosticada pode ser: a) leve, com poucos problemas de conduta, causando pequenos danos aos outros; b) grave, com muitos problemas e dano considerável a outros; e c) moderada, entre leve e grave.
Critérios Diagnósticos para Transtorno de Conduta
A)               Três ou mais dos 15 critérios seguintes, presentes nos últimos 12 meses:
·      Freqüentemente provoca, ameaça ou intimidam outros.
·      Freqüentemente inicia lutas corporais.
·      Utilizou arma capaz de causar sério dano a outros (por exemplo: tijolo, garrafa quebrada, faca, arma de fogo).
·      Foi fisicamente cruel com outras pessoas.
·      Foi fisicamente cruel com animais.
·      Furto ou roubo com confronto com a vítima (bater, arrancar bolsa, extorsão)
·      Forçar alguém a ter relação sexual consigo.
·      Envolveu-se deliberadamente na provocação de incêndio com a intenção de causar sérios danos.
·      Destruir deliberadamente a propriedade alheia (diferente da provocação de incêndio).
·      Arrombou residência, prédio ou automóveis alheios.
·      Mentiras com freqüência para obter bens ou favores para evitar obrigações legais (isto é, ludibria as pessoas).
·      Furto de objetos de valor sem confronto com a vítima.
·      Freqüentemente permanecem na rua a noite, apesar de proibições.
·      Fugir de casa.

B)                A perturbação no comportamento causa prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
C)               Se o indivíduo tem 18 anos de idade ou mais, não são satisfeitos os critérios para o Transtorno da Personalidade Social. Portanto, um adulto acima de 18 anos pode ter o diagnostico de Personalidade Anti-Social e o adolescente, antes dos 18 anos, só pode ter o diagnostico de Transtorno de Conduta.


Características Associadas

As mais importantes características associadas são sintomas psiquiátricos, falhas escolares e relacionamento social distorcido.

Sintomas Psiquiátricos e Falhas Escolares, Interação Social, Grupo Normal exaltado, bando delinqüente juvenil, gangue de violência.

Sintomas emocionais: mais comumente a tristeza e insatisfação, sem caracterizar transtorno emocional.
Hiperatividade: inquietude, desatenção, impulsividade e atividade exagerada, sem caracterizar um transtorno hipercinético. A combinação do sistema piora o prognóstico.
Falhas escolares: muitas vezes é por QI mais baixo; outras vezes é por transtornos específicos de leitura por leitura ou escrita. Um terço dos indivíduos com transtorno de conduta quando testados, apresentam transtornos específicos de leitura e escrita.

Causas
As causas podem ser genéticas, por atitudes familiares e por ambiente próximo.

Ø                Genes ou Ambiente
Ø                Mecanismos Fundamentados na Criança
Ø                Ambiente próximo, tais como:
Ø                Transtornos psiquiátricos dos pais.
Ø                Criminalidade em seu contexto familiar.
Ø                Fatores sociais e escolares.
Ø                Maus tratos e abuso sexual.
Intervenção Terapêutica

Os fracassos terapêuticos são os mais registrados. Novos programas preventivos e novos projetos terapêuticos tem resultado em fracassos, pois há aumento crescente na freqüência e gravidade dos transtornos anti-sociais, dos crimes e da violência. As cortes juvenis não dão conta do numero excessivo de julgamentos e há dificuldades para cumprir as penas, por falta de locais adequados que a lei exige para os adolescentes.
Tratamentos Psicológicos
Os tratamentos psicológicos podem ser focalizados no adolescente, na família e na comunidade. Os tratamentos mais difundidos são em grupo. Algumas vezes, o paciente é introduzido num grupo com outros problemas, mas outras vezes é a terapia de grupo de delinqüentes, especialmente em instituições onde são confinados após julgamentos.
Psicopatia



Definição

A psicopatia é um estado mental patológico caracterizado por desvios, principalmente, de caráter, que desencadeiam comportamentos antissociais. Esse desvio de caráter costuma ir se estruturando desde a infância. Por isso, na maioria das vezes, alguns dos seus sintomas podem ser observados nesta fase e/ou na adolescência, por meio de comportamentos agressivos que, durante estes períodos, são denominados de Transtornos de Conduta. A psicopatia é um transtorno que tende a se cronificar e causar prejuízos na vida do próprio indivíduo e de quem com ele convive e na sociedade como um todo.
Por fazer parte dos transtornos de personalidade, a psicopatia só pode ser diagnosticada a partir dos dezoito anos de idade. É importante ressaltar que os transtornos de personalidade não são propriamente doenças, mas anormalidades do desenvolvimento psicológico que perturbam a integração psíquica de forma persistente e ocasionam no indivíduo padrões profundamente entranhados, inflexíveis e mal-ajustados, tanto em relação a seus relacionamentos, quanto à percepção do ambiente e de si mesmos. Após se concretizar, a psicopatia se torna um fator de risco: podem ocorrer atos infracionais, pois os indivíduos acometidos por este transtorno têm maior facilidade em utilizar charme, manipulação, mentira, violência e intimidação para controlar as pessoas e alcançar seus objetivos.

Introdução

Os termos Psicopata, Sociopata, Anti-social, Transtornos de Conduta, Delinqüência, Borderline e muitos outros congêneres, juntamente com conceitos tais como Personalidade Criminosa, Personalidade Psicopática, Propensão ao Delito, etc., estão constantemente sendo revistos pela psiquiatria em geral e, particularmente, pela Psiquiatria Forense. Toda essa temática tem, também, um grande interesse para a sociologia, política e antropologia, na medida em que a sociedade tem se surpreendido com fenômenos de agressividade e violência estarrecedoras.
As perenes ocorrências de crimes seriais, juntamente com as igualmente perenes atitudes destrutivas de fundo religioso e político e as atuais conturbações do mundo moderno, principalmente as grandes tragédias político-sociais que abalam os grandes centros, como por exemplo, as ações terroristas, têm chamado muito a atenção sobre a destrutividade potencial que caracteriza a conduta de algumas pessoas.

Sintomas Gerais
Dentre estas, estão: charme superficial, boa inteligência, ausência de delírios e de outros sinais de pensamento irracional, ausência de nervosismo e de manifestações psiconeuróticas, falta de confiabilidade, deslealdade ou falta de sinceridade, falta de remorso ou pudor e tentativas de suicídio.   Comportamento antissocial inadequadamente motivado, capacidades de insight, julgamento fraco, incapacidade de aprender com a experiência, egocentrismo patológico, incapacidade de sentir amor ou afeição, vida sexual impessoal ou pobremente integrada e incapacidade de seguir algum plano de vida também fazem parte dessas características. E ainda: escassez de relações afetivas importantes, comportamento inconveniente ou extravagante após a ingestão de bebidas alcoólicas, ou mesmo sem o uso destas, e insensibilidade geral a relacionamentos.


Características da Personalidade Psicopática
Blackburn (1998) desenvolveu uma interessante tipologia para os subtipos de psicopatas, inclusive considerando o aspecto Anti-social como se tratasse de um dos sintomas possíveis de estar presente em certos casos. Inicialmente ele fez uma distinção entre dois tipos de psicopatas e ambos compartilhando um alto grau de impulsividade: um Tipo Primário, caracterizado por uma adequada socialização e uma total falta de perturbações emocionais, e um Tipo Secundário, caracterizado pelo isolamento social e traços neuróticos.

               Apesar de todas variações tipológicas dos mais diversos autores, todos parecem estar de acordo nas características nucleares do conceito; impulsividade e falta de sentimentos de culpa ou arrependimento. Mais tarde os 2 subtipos de Blackburn (Primário e Secundário) foram aprimorados em 4 subtipos mas, para nosso trabalho, apenas esses dois tipos iniciais são relevantes :
1 - Os Psicopatas Primários, caracterizados por traços impulsivos, agressivos, hostis, extrovertidos, confiantes em si mesmos e baixos teores de ansiedade. Neste grupo se encontram, predominantemente, as pessoas narcisistas, histriônicas, e anti-sociais. Sua figura pode muito bem se identificar com personalidades do mundo político.
2 - Os Psicopatas Secundários, normalmente hostis, impulsivos, agressivos, socialmente ansiosos e isolados, mal-humorados e com baixa auto-estima. Aqui se encontram anti-sociais, evitativos, esquizóides, dependentes e paranóides. Podem ser identificados com líderes excêntricos de seitas, cultos e associações mais excêntricas ainda.
Entre esses 2 subtipos, as pessoas pertencentes ao grupo dos Psicopatas Secundários, seriam as mais desviadas socialmente, são também desviadas em outros aspectos. Nessas pessoas é onde mais se encontram as anormalidades no Eletroencefalograma, as quais têm sido descritas precocemente.
Os Psicopatas Primários, por sua vez, têm mais excitação cortical e autonômica, e maior tendência a buscar sensações. Entre esses grupos existem também diferenças quanto à agressividade e criminalidade.
Os Psicopatas Primários ainda teriam convicções mais firmes para efetuar crimes violentos, enquanto que os Psicopatas Secundários para os roubos. Psicopatas Primários e Psicopatas Secundários seriam mais dominantes, tanto em situações ameaçantes como aflitivas, mas os Psicopatas Secundários mostram mais fúria diante da ameaça, tanto física como verbal.
Os Psicopatas Primários e Psicopatas Secundários podem corresponder à brilhante classificação de Millon ao Psicopata Carente de Princípios (veja adiante). Esses dois subtipos compartilham alguns traços em comum, mas os Secundários têm muito mais ansiedade social e traços de personalidade esquizóides, evitativos e passivo-agressivos. É muito provável que a maioria ingresse no critério mais amplo de borderlines.
Psicopatia em relação ao genero

Em relação ao gênero, a psicopatia apresenta algumas peculiaridades, pois existem diferenças na prevalência, incidência, curso, comportamentos e idade de manifestação entre os sexos. Os primeiros sintomas costumam aparecer, no sexo feminino, durante o período da pré-puberdade e, no sexo masculino, antes desta fase.
A prevalência e a incidência de mulheres psicopatas são menores que a dos homens, chegando a menos da metade de mulheres com este diagnóstico.

Existem, porém, poucos estudos relacionando o sexo feminino a este transtorno. Acredita-se até que, muitas vezes, a psicopatia possa estar sendo não diagnosticada no sexo feminino.

Foi confirmado através de estudos a diferença existente entre homens e mulheres em relação à prevalência, mas também mostrou que em termos de grau de intensidade do transtorno não existe diferença significativa entre os sexos. Neste mesmo estudo,verificou-se também que, a insensibilidade, a falta de empatia e a delinqüência juvenil discriminaram o gênero masculino, enquanto o comportamento sexual promíscuo discriminou o gênero feminino.

Estes dados vêm ao encontro dos achados de Shine (2000), que também apontou o fato de o sexo feminino estar relacionado com comportamentos de promiscuidade e abuso de substâncias alcoólicas.

Quando as mulheres sofrem traumas na infância têm maiores chances de apresentar comportamentos agressivos quando adultas. Foi encontrada também uma forte associação entre traumas de outros tipos e agressividade e entre psicopatia e agressividade. Além disto, nas mulheres a negligência emocional é fator bastante influente no comportamento antissocial.

Estudos apontam que o perfil de mulheres com o transtorno psicopático apresenta, durante o período da infância, negligência por parte de seus cuidadores, profundo sentimento de isolamento e introversão.
Na adolescência, começa a intensificação de comportamentos antissociais, adição de várias substâncias como álcool e outras drogas, podendo até mesmo ocorrer comportamentos sexuais promíscuos e perversos. Quando adultas, são mulheres que não gostam de ser contrariadas, são bastante persuasivas, sedutoras e carismáticas, têm contato volúvel com a realidade e dificilmente possuem relacionamentos emocionais intensos.

Psicopatia e a sua relação com as funções cerebrais

Além das questões psicológicas e sociais envolvidas nas características dos psicopatas, existem indícios de que prejuízos emocionais também podem estar associados com algum tipo de dano no córtex pré-frontal. Algumas evidências obtidas em pesquisas nesta área sugerem que anormalidades cerebrais podem ser responsáveis por inúmeros aspectos clínicos da psicopatia. Nos seres humanos, o córtex é altamente desenvolvido e é responsável pelas características que nos distinguem de outros animais. A autoconsciência, a capacidade de resolução de problemas e a capacidade de planejamento são algumas dessas características. Portanto, danos nesta parte cerebral podem comprometer muito a vida dos indivíduos afetados.
Vários estudos mostram a associação entre lesões pré-frontais e comportamentos impulsivos, agressividade e inadequação social.
A psicopatia adquirida é um exemplo da mudança de comportamento que pode ocorrer após uma lesão nesta área. Ou seja, um indivíduo apresenta comportamentos dentro dos padrões normais e, após sofrer um acidente em que o córtex é atingido, passa a apresentar comportamentos antissociais. Estes dados confirmam o fato de que possa existir um componente cerebral envolvido no comportamento dos psicopatas.
Em uma pesquisa utilizando neuroimagem, os autores buscaram compreender quais seriam exatamente os fatores cerebrais que estariam associados à psicopatia. Nessa pesquisa, encontraram uma diminuição da matéria cinzenta na região pré-frontal, uma diminuição do volume do hipocampo posterior e um aumento da matéria branca do corpo caloso, diferenças estas que, segundo eles, contribuiriam para o aparecimento de comportamentos mais agressivos.
Ainda são necessários estudos mais aprofundados em relação ao funcionamento cerebral, pois existem indicativos de que possa haver associação entre disfunção cerebral e comportamento agressivo ligado à psicopatia, mas ainda não existem dados definitivos a respeito.

Sociopatas

(sócio+patia) Desequilíbrio patológico que se manifesta num comportamento anti-social e impulsivo ou agressivo.

Sistematização da atitude humana violenta:

1.Comportamento violento
2.Personalidade Psicopática
2.1 – Transtorno Psicopático e Sociopático
2.2 – Personalidade Anti-social
2.3 – Personalidade Criminosa
2.4 – Personalidade Psicopática e Moral
2.5 – Violência no Psicopata
3.Personalidade Borderline
4.Transtorno Explosivo da Personalidade
5.Transtorno de Conduta
6.Agressividade em Crianças e Adolescentes

Ø                 DEFINIÇÃO – SOCIOPATA
A Sociopatia pode ser definida como: “transtorno da personalidade anti-social” ou “transtorno da personalidade dissocial”. Os sociopatas caracterizam-se pelo egocentrismo, desprezo por todo gênero de leis, regras e obrigações, assim como pelo bem estar alheio. Não se trata de nenhum atraso mental, na medida em que os indivíduos sociopatas apresentam um QI normal e até acima da média. A sociopatia tem vários graus, desde simplismente os socialmente perniciosos,, passando pelas personalidades odiosas, até criminosos brutais. Felizmente apenas uma parte dos sociopatas se transformam em criminosos violentos, estupradores e assassinos seriais. Tratamento inexistente.
Características Gerais
O Sociopata é caracterizado pelo desprezo das obrigações sociais e a falta de consideração com os sentimentos dos outros. Eles possuem um egocentrismo exageradamente patológico, emoções teatrais e falsas, pobre ou nenhum controle da impulsividade, baixa tolerância para frustração, baixo limiar de descarga de agressão, irresponsabilidade, falta de empatia com os outros, ausência de sentimentos de remorso e de culpa em relação ao seu comportamento.
Essas pessoas são geralmente cínicas, incapazes de manter uma relação leal e duradoura, manipuladora e incapazes de amar. Eles mentem exageradamente sem constrangimento ou vergonha, subestimam a insensatez das mentiras, roubam, abusam, trapaceiam, manipulam dolosamente seus familiares e parentes, colocam em risco a vida de outras pessoas e, decididamente, nunca são capazes de se corrigirem . Esse conjunto de caracteres faz com que os psicopatas sejam incapazes de aprender com a punição ou incapazes de midificar suas atitudes,
Na vida social, o sociopata costuma ter um charme convincente e simpático para as outras pessoas e, não raramente, ele tem uma inteligência normal ou acima de média.
A teatralidade e a manipulação social dos sociopatas é tão convincente que poucas pessoas após algum contato duradouro com os sociopatas são capazes de imaginar o seu lado negro, mau e perverso. Esses atributos os sociopatas são capazes de esconder durante toda a vida. Vitimas fatais de sociopatas violentos percebem seu verdadeiro lado apenas alguns momentos antes de sua morte. (Citações do blog)
Existem relatos de sociopatas que tem consciência do que fazem, mas culpam suas vítimas, por serem tolas, impotentes ou por terem o destino que merecem; podem minimizar as conseqüências danosas as suas ações, ou simplesmente demonstrar completa indiferença.
Predadores Sociais: a escala de valores do sociopata é tão precária e inexistente que eles mesmos se consideram assim e sentem orgulho disso. Eles costumam dissimular perfeitamente a intenção agressiva e violenta, normalmente atendo-se á intimidade doméstica ou agindo sorrateiramente. Trata-se, de fato, de uma agregação predatória, comumente acompanhada por excitação mínima do Sistema Nervoso Autônomo (são frios), bem planejados, intencionais e pouco emocionais.


Referências:
Serial Killers – Made in Brazil
Por: Ilana Casoy
www.edarx.com.br

DSM IV – TR ( Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)
4ª Edição – American Psychiatric Association
Editora: artmed



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenomenologia

Refere-se sempre a alguma coisa diferente dela mesma." Qualia, um termo estranho para algo que não poderia ser mais familiar para cada um de nós: a maneira como vemos as coisas. Considerando conscientemente nossa própria consciência estamos submetendo a mesma aos "seus" próprios qualia? Imagem retirada do blog: http://psicologiarg.blogspot.com/search/label/fenomenologia

Galactosemia

Galactosemia Galactosemia Definição A galactosemia é um erro inato do metabolismo (de característica autossômica recessiva), caracterizado por uma inabilidade em converter galactose em glicose da maneira normal. O resultado imediato é o acúmulo de metabólitos da galactose no organismo, que passa a ter níveis circulantes elevados e tóxicos, principalmente para o fígado, cérebro e olhos. A lactose do leite é a principal fonte de galactose na dieta. A hidrólise da lactose resulta em glicose e galactose. O principal passo do metabolismo da galactose, em humanos, é a conversão de galactose em glicose, o que requer várias etapas (via de Leloir). Luis Federico Leloir nasceu na capital francesa em meados de 1906. Seus estudos iniciais se dividiram entre a Escola Geral San Martín, onde cursou o primeiro ano, o Colégio Lacordaire, o Colégio do Salvador e o Colégio Beaumont (este último na Inglaterra). Suas notas não se destacavam, nem por boas, nem por más, e sua primeira incursão universitár